PERPENDICULAR em Casa – A Rua como Espaço Utópico.
Breve histórico do projeto
O Projeto PERPENDICULAR, iniciado em 2009 na Cidade de Belo Horizonte – Brasil, configura-se como projeto autoral e experimental do artista Wagner Rossi Campos, tendo como interesse inicial às manifestações artísticas efêmeras – expressões performáticas, intervenções urbanas, instalações processuais. Desde então, o projeto propôs eventos, mostras e festivais em espaços urbanos – praças, ruas, cidades, bairros – e territórios artísticos – museus, galerias de arte e instituições artísticas – ativando redes colaborativas de expressão capazes de ampliar as relações entre artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e público em geral.
Por se configurar como um evento de ações processuais, o projeto PERPENDICULAR agrega a apresentação de vários artistas e suas propostas, vitalizando práticas individuais que, colaborativas, ativam redes de trocas e parcerias. Dessa forma, pretende-se possibilitar reflexões sobre onde estamos e para onde iremos no campo expandido da arte, invocando a transdisciplinaridade manifesta nas atuais formas de expressão artística.
O objetivo é ativar redes colaborativas, ampliando as trocas entre artistas, grupos, espaços físicos, comunidades; colaborando, nessa confluência, para um diálogo que possa instaurar novas possibilidades artísticas como, também, projetar a criação expressiva de artistas.
Texto de Wagner Rossi Campos
PERPENDICULAR
https://www.youtube.com/channel/UCajHIx0oEqRMUWGXmzepNNA
FACEBOOK @festivalperpendicular
https://www.facebook.com/festivalperpendicular/
Instagram projeto_perpendicular
Cecilia Stelini – “HORIZONTE LIVRE”- vídeo performance, 2021
Duração – 06:36`
Edição – Lucas Vega