Como Meca

COMO MECA DÁ FORMA À  5ª EDIÇÃO DO PROJETO FLUXUS – INFORMAÇÃO, ARTE E SAÚDE EM CAMPINAS.


No último sábado, dia 27 de setembro, o Projeto FLUXUS. Informação, Arte e Saúde, realizado por intervenções artísticas promovidas pelo NECS – Núcleo de Educação e Comunicação Social do Programa DST/Aids da Prefeitura de Campinas, deu continuidade à formula que aproxima Arte e Consciência participativa com o projeto de intervenção artística e performance de Cecilia Stelini.


Como Meca foi uma ação conjunta que reuniu pessoas de diferentes credos, sexos, raças e idades sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito. O projeto toma como sua referência principal a visualidade e o ritual presentes nos tapetes de oração que os muçulmanos utilizam para fazer seu rito religioso diário. Sabe-se que tais orações são feitas cinco vezes ao dia: ao acordar, ao meio dia, entre o meio dia e o por do sol, ao por do sol e antes de dormir. Ao fazê-las, os fiéis  devem voltar-se para Meca, o que corresponde, no ocidente, ao posicionamento do corpo voltado para a direção entre o leste e o sudeste.

A ação artística inaugural desse projeto em Campinas escolheu o horário do por do sol do dia 27 de setembro. Ao todo, o grupo formado para o projeto contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas. Cada participante construiu seu tapete com flores e folhas coletadas pela cidade nos locais e dimensões previamente determinados na Praça Largo do Rosário. Assim, a performance pode se desenvolver contando com cada participante reclinado, em silêncio, sobre o seu próprio tapete. Momento que  determina a constituição e o final da obra.

O trabalho contou com a participação de artistas locais e de outras cidades, pessoal de campo e da direção do NECS (Mulheres guerreiras, Grupo Identidade, Casas de Apoio), alunos e professores do curso de Especialização do Instituto de Artes da Unicamp, Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea e a comunidade local num total de aproximadamente 60 pessoas.

No dia 17 de outubro, sexta-feira, no largo do Carmo (Praça Bento Quirino), centro de Campinas, às 20h, Cecilia e o grupo de organização do FLUXUS recebem a população para Projeção de Vídeo deste trabalho.

Reproduzir vídeo

Buenos aires 2012

Residencia Artística ACCIONArar_ Espacio Rural de Inter-cambios – Coordenação de Tzitzi Barrantes ( Bogotá, Colômbia).
Projeto COMO MECA – Cecilia Stelini
Em junho de 2013 realizamos, durante o período de residência artística, na Plaza Central da cidade de Anolaima, Colômbia, mais uma edição do Projeto COMO MECA em parceria com alunos de primeiro grau da Escola de Ensino Médio desta cidade e os artistas : Matheus Alecci (Limeira, Brasil),  Adriana del Mar Rondón Rivero (Caracas, Venezuela), Juanita Pérez (Bogotá,Colômbia) e Felipe Chona (Bogotá, Colômbia). Para obter mais informações sobre este projeto de residência visitar o site http://accionarar.metzonimia.com/junio13

Bogotá 2013

Rolar para cima